

A Cachoeira da Fumaça é a segunda cachoeira mais alta do Brasil com 380 metros, localizada no Vale do Capão, a 80km de Lençóis. Possui esse nome devido à sua altura, que faz a água evaporar, virando fumaça. A cachoeira não possui um grande volume de água e pode secar dependendo da estação (normalmente entre setembro e dezembro) ou ficar bem vazia – 3 dias sem chover já é o suficiente.
A trilha para chegar ao mirante possui 6km (lembre-se que são 12km no total). Os primeiros 2 km são de subida. Não é essencial fazer o passeio com guia, o caminho é bem demarcado e movimentado. Se tiver experiência em trilha e boa orientação, não vai ter problema.


O mirante é mais alto que a cachoeira e a vista do vale na sua frente é maravilhosa. Pra quem tem medo de altura é difícil ficar na beira do precipício (pro Charlico foi impossível). Mas só assim pra ver melhor a cachoeira e o poço que ela forma. Deitando na pedra que se projeta para fora (imagina se ela resolve cair um dia?!) é mais fácil. Dependendo do vento, a água da queda pode subir e formar uma espécie de cachoeira invertida, um fenômeno espetacular.



A trilha começa na Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão que mantém um controle de visitação. Não é permitido subir após as 13h, para dar tempo de voltar em segurança. Caso queira um guia para acompanhá-lo, pode conseguir na própria associação.
Na volta, não deixe de experimentar o pastel de palmito de jaca, uma exclusividade da região. Existem algumas lanchonetes – uma ao lado da outra – que você vai ver antes de começar a trilha. O recheio do pastel é feito com uma fibra da jaca verde. Para os que não apreciam a fruta, ele é bem temperado e não possui aquele gosto característico.

Trilha por baixo
Caminhada de 20km ou mais, feita normalmente em 3 dias entre o Vale do Capão e Lençóis, com duas noites de camping. A trilha que leva ao poço da Cachoeira é uma das mais belas e singulares da Chapada, seguindo por inúmeras atrações. Iniciando pelo Vale do Capão, o caminho é o mesmo do mirante da Fumaça por cima. É aconselhado para pessoas com alguma experiência em trekking ou bom preparo físico.

Vale do Capão
O Vale faz parte do município de Palmeiras. Cercado por serras, é uma comunidade esotérica e alternativa. Muitas pessoas chegam buscando espiritualidade e uma vida mais natural. Não são poucos os que visitam e passam a morar aqui.
A vila do Capão possui um ar bucólico, com lojinhas de artesanato, cafés, lanchonetes e pizzaria. Além do pastel de palmito de jaca, outra comida típica é a pizza integral do Capão. A gastronomia da região é basicamente vegetariana, mas dá pra encontrar pratos com carne também. Na região ainda há a produção de mel orgânico que já foi premiada nacionalmente.
Dica de Restaurante: Considerado o melhor restaurante do Vale, o Arômata D’Lagoa fica na pousada Villa Lagoa das Cores. Possui um ambiente aconchegante e romântico, com uma bela vista para o vale. O cardápio é bem variado e possui um preço acessível. Os pratos são decorados com uma flor comestível.
